Kathryn Newton finalmente levanta sua bandeira estranha
Postagem por: KNBR 13/11/2020 às 7:53

Kathryn Newton concedeu uma entrevista para a MTV onde fala mais sobre seu novo filme, Freaky, que estreia hoje (13) nos Estados Unidos. Confira a matéria traduzida abaixo:

Há um momento no novo filme da Blumhouse, Freaky, que vai te chocar. Vai te chocar mais do que os filmes com mortes inventadas (para não estragar a diversão, vamos usar as palavras “serra circular” aqui). Vai fazer você gritar ainda mais alto do que a imagem de Vince Vaughn passando tempo copiando os maneirismos de uma adolescente. A cena nem tem sangue, sujeira ou sustos; de verdade, é só um diálogo entregue tão sem esforço e tão inteligente que tudo está predestinado a ser um sucesso na história dos filmes de terror.

A fala é proferida pela estrela do filme, Kathryn Newton, que está ganhando uma reputação rapidamente como uma das jovens mais requisitadas de Hollywood. Em uma festa não sancionada durante o lockdown da cidade (gatilho!), um jogador de futebol faz uma proposta a uma colega; mal sabe ele que as cordinhas estão sendo puxados por um assassino em série maluco. Modo sociopata totalmente ativado, Newton – olhos em chamas – dispensa-o com a frieza frígida de um Sub Zero topo de linha: “Seu toque torna essa boceta mais seca do que uma lixa, seu macaco de merda.” Ela faz uma pausa, absorvendo o silêncio. “Mal posso esperar para te matar.” O microfone… caiu, estilhaçou e eviscerou.

Na ausência de rima ou razão geopolítica e diante da evidência contínua de que a democracia americana é um conceito muito mais raquítico do que muitos de nós jamais imaginaríamos, há um conforto fugaz nas rainhas do grito, a única realeza deste lado do Atlântico todos nós concordamos. Desde a estreia de Jamie Lee Curtis no cinema como Laurie Strode no Halloween de 1978 até o papel de Drew Barrymore, que rouba a cena, os cinéfilos abraçaram nossas rainhas do grito como emblemas de nossa luta compartilhada e resiliência esperançosa. Newton certamente segue seus passos como Millie Kessler, a inocente heroína americana de Freaky. Mas ela realmente deixa sua marca como a Açougueira de Blissfield, a vilã do filme que trocou de corpo com o assassino, que opera com uma corrente subterrânea de energia ondulando através dela (ou é dele?) a cada passo.

Quando Newton e eu conversamos em meados de outubro, ela está cheia de energia, o tempo todo, indo e voltando entre as ligações da Zoom em Los Angeles, um copo de café gelado nas mãos enquanto seu cabelo e rosto são atendidos apressadamente por um esquadrão de glamour mascarado que entram e saem do enquadramento na velocidade da luz. Você não saberia que estamos no meio de uma pandemia, ou uma eleição, ou discutindo um filme de terror em que um personagem é literalmente despedaçado. “Eu me sinto como um poodle,” Newton disse alegremente à MTV News, enquanto seu cabelo era penteado e colocado no lugar. “Isso é tão divertido.”

Newton começou a atuar aos quatro anos, primeiro em novelas (All My Children) e sitcoms (Gary Unmarried) antes de se graduar para papéis no sucesso de longa data da CW, Supernatural e favorito cult Halt and Catch Fire. Foi só em 2017 que o mundo começou a notar o florescimento da carreira do jovem então com 20 anos, após uma série de projetos assassinos que colocaram a atriz no mapa e na mira dos diretores de elenco de toda a cidade. Naquele ano, Newton apareceu em Lady Bird, a queridinha indie de Greta Gerwig; o sucesso da HBO em Big Little Lies, como a filha de Madeline Mackenzie, de Reese Witherspoon; o premiado Three Billboards Outside Ebbing, Missouri; e uma adaptação frequentemente esquecida da BBC de Little Women, de Louisa May Alcott. Desde então, tudo pareceu rápido e merecido: um papel importante em Blockers de 2018, uma repórter júnior que treinava Psyduck em Detetive Pikachu, a filha de Julia Roberts no drama sombrio de vício Ben Is Back e a intrépida líder de um grupo de adolescentes sem liderança na amada The Society da Netflix (a plataforma cancelou os planos para uma segunda temporada planejada no início deste ano devido à pandemia de coronavírus).

Quando a equipe criativa de Freaky ligou no ano passado, Newton disse, parecia que ela havia jogado suas cartas perfeitamente. O papel foi diferente e criativamente desafiador, apresentando a ela a oportunidade de voltar a trabalhar com o escritor de Atividade Paranormal 4, Christopher Landon. Enquanto Millie se sentia como uma manifestação de sua própria personalidade (“Eu sou uma idiota: gosto de suéteres e sou uma avó”, ela brinca), o Açougueiro se sentia confiante, despreocupado e simplesmente muito legal. “Tenho três poodles e Barbies… Não sou nada legal”, diz ela. “Ao fazer este filme, quando eu entrava no set como o açougueiro segurando uma serra elétrica ou uma faca e as pessoas olhavam para mim e ficavam tipo,‘Você parece… Legal’, eu [sentia como se tivesse] enganado todo mundo. Aprendi que você não pode se vender pouco.”

Para Freaky, Newton se baseou em anos de filmes de terror, dissecando tipo a comédia negra de Diablo Cody, Garota Infernal, e aprendendo a imitar os uivos icônicos do grito de Barrymore no carro de sua família: “Eu praticava meu grito e gravava e minha mãe dizia, ‘Isso está machucando meus ouvidos’”, diz ela. Ela imbui sua açougueira com malícia que ordena o silêncio para sustos. E muito parecido com o fantástico, mas no final das contas caloroso Sexta Feira Muito Louca, ao qual o filme presta uma homenagem, Freaky trafega em muito mais do que apenas troca de corpos e cortes. “É sobre acreditar em si mesma”, diz ela. “Millie tem muitas coisas acontecendo para ela, mas não importa porque ela não vê. E é literalmente necessário se tornar isso para acreditar em si mesma.”

Embora Newton esteja pagando suas dívidas há anos, ela ainda é frequentemente encarregada de apoiar os ícones ao seu redor, seja a serviço de Frances McDormand em Três Billboards ou Roberts em Ben Is Back. Mas em Freaky, Newton serve como contraponto de Vaughn, equilibrando o açúcar da lenda da comédia com um monte de sal muito necessário, pegando a noção tradicional de uma rainha do grito e virando-a do avesso como uma garota com um gosto por sangue. “Vince foi realmente útil para definir o tom, porque todos nós sabemos que este filme é maluco”, diz Newton. “As apostas são muito altas. Poderia ter sido tão exagerado com muita facilidade.”

Mas, “no final, você está torcendo pelo Açougueiro”, acrescenta Newton com um sorriso, referindo-se à multidão de valentões do ensino médio, professores sedentos de poder e atletas idiotas que ele mata. “Você quer que o bandido vença porque o bandido continua matando todos os bandidos [reais]. Acho que quebrou todos os clichês, e precisamos disso agora: uma nova versão de uma história que amamos.”

Interpretar dois personagens opostos veio naturalmente para Newton, ela diz, considerando a parceria colaborativa que ela formou com Vaughn quando eles se encontraram durante uma aula de coreografia para a torcida de Blissfield. “Estávamos fazendo‘ Hail, hail, Blissfield High!’”, diz ela, fazendo o movimento com os braços em sua cadeira. “Imediatamente percebi que ele ia conseguir. Fiquei tão animada quando tive cenas com Vince. Esse foi o meu melhor trabalho porque ele é tão espontâneo. Isso simplesmente torna tudo mágico, estar no momento com alguém que é tão engraçado – isso me fez muito melhor.”

“Ela é fantástica, engraçada, talentosa e fácil de se conviver”, diz Vaughn sobre sua parceira de cena. “Ela é dedicada, focada e tem uma atitude fantástica – [e eu aprendi observando-a] que alguém pode aprender uma rotina de dança mais rápido do que você e ainda ser humilde.”

Embora Newton tenha se graduado de membro de grande elenco para atriz principal no ano passado, ela diz que finalmente ganhar o primeiro lugar nas fichas de chamada não mudou sua visão sobre a escolha ou preparação para os papéis. “Durante toda a minha vida, tive muita sorte com os projetos que recebi”, diz ela, citando Witherspoon, Nicole Kidman e Shailene Woodley como mulheres que ela admirava antes de se tornarem modelos no set. “Eles mudaram minha vida. Ter as as pessoas que você admira acreditando em você e te mostrando isso apenas sendo elas mesmas, eu simplesmente senti que essa era a maneira [certa] de fazer isso [eu mesma].”

Embora Freaky esteja começando em um cenário pós-eleitoral, e embora o terror seja, e sempre foi, um gênero melhor apreciado coletivamente, Newton está decididamente despreocupada que as circunstâncias não sejam… Ideais para lançar um grande orçamento, aspirante a blockbuster. “É um reflexo dos tempos em que estamos e você vai se ver nele”, diz ela. “Você vai ver seus amigos. É engraçado, é louco e é assustadoramente assustador. Você vai se divertir assistindo este filme e acho que todos nós precisamos nos divertir agora.”

Sem um fim para a pandemia em nossa linha de visão imediata, Newton diz que ela felizmente levou os últimos sete ou oito meses para reavaliar os próximos papéis que ela escolherá e as etapas que ela fará para empilhar novos níveis na base que ela vem continuamente construindo nas últimas duas décadas. “O que quer que eu faça a seguir, tenho que amar de verdade”, diz ela. “Você não sabe do que é capaz até tentar. Eu ainda estou descobrindo. Mas talvez eu deva sonhar mais alto.”

Fonte: MTV

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